Buscar
  • Carla Costa

Emulsão de Frutos Vermelhos com Red Velvet

Todos nós gostamos de ter algo que nos faça lembrar o tempo em que a avó cozinhava doces deliciosos que davam vontade de comer diretamente da panela. Recordo-me de um pátio ensolarado, de uma cozinha pequena, do borbulhar da geleia ao fogão dentro de uma enorme panela de ferro, e dos pequenos frascos de vidro que serviam para guardar aquele liquido dos deuses. Os anos passaram e a Headache decidiu que estaria na hora de ter algo que a fizesse recordar desses dias cheios de cor e de sabor.

Se há coisa que um bom português adora é de ter algo versátil e delicioso que seja possível de utilizar em vários pratos. Hoje trago uma receita super fácil, rápida e prática para o dia a dia, e cuja finalidade é ser utilizada... no que mais gostares! Junta-te a mim e descobre a emulsão de frutos vermelhos que te deixará de água na boca. Vamos a isto?


Para a nossa emulsão será necessário apenas:

  • 2 chávenas de açúcar branco;

  • 1/2 chávena de água tépida;

  • 1 chávena de frutos vermelhos;

  • Licor red velvet chocolicor q.b.

  • 1 tacho médio

  • Fogão

Poderás utilizar uma chávena do tamanho que desejares. Se procuras ter uma quantidade maior, aconselho a utilização de uma taça de sopa, por exemplo. Se procuras uma menor quantidade de emulsão, poderás utilizar uma chávena de chá. Fica com a nota de que a escolha que fizeres será o tamanho base para todos os ingredientes! Para esta receita, poderás utilizar frutos vermelhos congelados e necessitarás apenas de despender um pouco mais de tempo para a realizar. No caso de utilizares frutos vermelhos frescos, todo o processo será ligeiramente mais rápido:


Começa por adicionar todos os ingredientes num tacho, com exceção do licor, envolvendo-os, e leva a fogo baixo até que o açúcar comece a derreter. Mexe lentamente todos os ingredientes, a medida que o açúcar começar engrossar e os frutos a desfazerem-se. Em média, este processo poderá levar cerca de 25 minutos, mas tudo dependerá se procuras ter uma emulsão mais líquida (menos tempo ao lume) ou mais pastosa (necessitando de mais tempo ao lume). Quando vires que a emulsão está quase a ficar no ponto que procuras, adiciona a quantidade desejada do licor Red Velvet da Chocolicor (aconselho um copo de shot, mas poderás adicionar sempre mais) e mexe o preparado até este voltar ao ponto desejado. Pessoalmente, adoro deixar pequenos pedaços de frutos na emulsão, mas poderás fazer a tua receita até que os frutos se dissolvam na totalidade.


Depois de pronto, coloca a tua emulsão onde mais gostas: diretamente num bolo e obter uma cobertura deliciosa, guardar em frascos para mais tarde barrar num pão ou reservar e utilizar em iogurtes ou em saladas de frutas. As escolhas são infinitas! Delicia-te... e conta-me tudo.



Bolo Brownie "Coisa Linda!" com Emulsão de Frutos - Edição dia dos Namorados. Clica aqui para saber mais.




41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo